sábado, 30 de agosto de 2008

Redundâncias do dia-a-dia

Tautologia... redundâncias... pleonasmos...

soam engraçados qdo paramos para prestar atenção de qto cometemos esses vícios no dia-a-dia!

O exemplo mais comum, que acho q nem é tão cometido mais, é o "subir pra cima", "descer pra baixo"! Pelo menos faz muito tempo q não ouço esses barbarismos!!!

Mas no dia-a-dia, podemos perceber situações mais sutís e comuns, como por exemplo : " Elo de ligação" (rsrsrss) Todo elo É de ligação, senão deve ser chamado de argola! Uma argola para ser promovida a elo, tem q ligar alguma a coisa a alguma coisa, Sempre!rss

Outra coisa que ouvimos muito, na contrução, reformas é " Acabamento final"!!! rsrsrs "já estamos na fase de acabamento final"... rsrs Bom, creio eu, que todo acabamento, sugere-se q esteja no final... rsrsrs sendo assim, melhor prestar mais atenção antes de soltar essa né?

Um clássico é " certeza absoluta"!!! rsrsrs Todos tem certeza absoluta! Como essa é comum de se ouvir, jesuis...

Outra engraçada! " Amor, vc tem q arrumar essa goteira no teto" rsrss Goteira é onde mesmo? rsrs seeeempre no teto, na parede escorre e no chão é poça!

Uma que dói é dizer : " a promoção será dos dias 8, 9 e 10 inclusive" (rssrs putz!) Se o 10 não tivesse incluído, era só a pessoa não dizer o 10! rsrsrs elementar meu caro Watson!rsrsrsss

Vamos lá, tá divertido isso!!!! " divida a laranja em duas metades iguais" ... rsrsrs ainda não ví divisão ao MEIO q não saia com duas partes iguais!!!!



Agora me deu vontade de brincar! Vou contar uma histórinha, onde envolva só a tautologia, e quero ver qtos serão reconhecidos!!! Pois são exemplos bem comuns, q se não prestarmos atenção, cometemos de boa esses vícios!!!



" Um dia, cansada de tantos barbarismos ouvidos por aí, resolví me isolar em casa, desliguei o telefone, coloquei um miojo para cozinhar, liguei a tv, onde estava passando um notíciário. Na primeira matéria o reporter mandou " O projeto já foi encaminhado para um vereador da cidade, que desde o amanhecer o dia, se encontrava na prefeitura municipal." Ainda muito paciente, ignorei o q ouví.... logo veio outra: " a multidão de pessoas que forem para o litoral, saibam que tem outras alternativas" ... é... melhor desligar a Tv viu, enquanto ainda tenho humor... Resolví caminhar, ao sair de casa, o vizinho me abordou dizendo que acabara de receber uma supresa inesperada, pois a muito tempo ele convivia junto com a esposa, e percebeu q era fato real, que ela tinha outro, e me disse q tinha q encarar isso de frente!
dei um sorrisinho amarelo , um tapinha amigo nas costas dele e continuei a caminhar... Cruzei com uma placa dizendo " a escolha do brinde é opcional"... putz, balancei a cabeça e resolví voltar pra casa... de tanto fugir de redundâncias, acabei me cansando de passar por elas.
Qdo cheguei, peguei um folder do chão, e desistí de vez da minha empreitada! estava escrito : "Dia 15 abertura inaugural , com descontos demasiadamente excessivos, que serão oferecidos a quem retornar de novo ao estabelecimento! rsrsrsrsss

Chega!!!!

Melhor parar com isso, pois a lista de exemplos é enoooorme!!!!!

E é sempre bom prestar atenção, para não sermos os próximos a exceder e muito nesses erros tão comuns de nossa lingua!!!!

rsrsrs

Nenhum comentário: